**IMÓVEIS EM UMUARAMA**: Encontre a casa ou apartamento dos seus sonhos com a Corretora Canguru!

Notícias

Análise da decisão do Copom e o cenário atual

18/09/2025 - Análise da decisão do Copom e o cenário atual

No dia 17 de setembro de 2025, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil decidiu, por unanimidade, manter a taxa básica de juros (Selic) em 15% ao ano. Esta foi a segunda manutenção consecutiva da taxa, que segue em seu patamar mais alto desde 2006.

 

Análise da decisão do Copom e o cenário atual

 

A decisão do Copom já era amplamente esperada pelo mercado financeiro e reflete a preocupação do Banco Central em combater a inflação. A nota do Copom indicou que, apesar de um cenário inflacionário ligeiramente mais otimista, a inflação de serviços se mostra mais resiliente do que o projetado, e o contexto econômico, tanto interno quanto externo, ainda exige cautela.

Outro fator relevante para a manutenção da Selic é o cenário internacional. O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, cortou seus juros em 0,25 ponto percentual, o que aliviou a pressão sobre o câmbio e contribuiu para a valorização do real. Essa mudança no cenário externo, no entanto, não foi suficiente para alterar a postura do Copom, que se mostrou "extremamente paciente" na condução da política monetária.

Com a Selic em 15%, o Brasil continua com a segunda maior taxa de juros real do mundo, atrás apenas da Turquia. Isso significa que o poder de compra da moeda é alto, mas, em contrapartida, há um custo significativo para o crédito, o que afeta o consumo e o investimento na economia.


 

Previsão de especialistas

 

A manutenção da Selic por parte do Copom em um patamar tão elevado indica que os cortes nos juros não devem ocorrer no curto prazo. De acordo com a pesquisa pré-Copom da XP com gestores de investimentos, e a avaliação de especialistas como o CEO da Arton Advisors, a Selic deve permanecer em 15% até o final de 2025.

Alguns especialistas avaliam que a economia brasileira ainda se mostra aquecida, e a inflação ainda não convergiu para níveis que permitam cortes. A expectativa é que a desaceleração ganhe força a partir do próximo ano. Embora a redução da projeção para a Selic ao final de 2026 tenha sido para 12,25%, o tom do Copom e a falta de sinalização de um início de corte sugerem que o Banco Central seguirá com sua política de juros elevados por um tempo considerável para garantir o controle da inflação.

Em resumo, a decisão do Copom reforça a prioridade do Banco Central no controle da inflação, mesmo que isso signifique manter os juros altos por um período prolongado. A postura é de cautela, e o mercado não espera um ciclo de corte de juros tão cedo, projetando que a Selic se mantenha em 15% ao ano até o final de 2025.

Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook1.pngredesp_youtube1.pngredesp_instagram1.pngredesp_tiktok1.pngredesp_whatsapp1.png
Sobre a Corretora

Canguru Corretora e Imobiliaria
Avenida Presidente Castelo Branco, 4311
Zona I - Umuarama / PR
Creci: J-06618

Contato

 Avenida Presidente Castelo Branco, 4311, Umuarama, Paraná

 (44) 3055-4333

 08:00 às 18:00

  Fale Conosco   Política de Privacidade
www.cangurucorretora.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.